ESPECIALIDADES

Lentes de contato Cerâmicas

É uma técnica que tem sido amplamente comentada e utilizada por diversos artistas, famosos, blogueiros e pessoas que trabalham com imagem.

O termo “lente de contato” surgiu em analogia à uma lente de contato ocular, por ser uma lâmina tão fina de porcelana que pode ser comparado a uma lente de contato.

Lentes de contato Cerâmicas
Lentes de contato Cerâmicas
ceramica03

Diferente do que muito se imagina, este tratamento possui uma indicação específica, avaliada por um especialista de muito bom senso para diagnosticar a real necessidade do uso deste tipo de trabalho. 

Na primeira avaliação, o especialista irá escanear os dentes e em conjunto com o laboratório será elaborado um projeto do sorriso. Este projeto deve ser aprovado pelo paciente pois pode ser testado na boca, o que chamamos de “mock-up” ou teste em resina.

Depois de tudo aprovado, os dentes serão preparados o escaneamento de trabalho é obtido. Quando necessários são feitos provisórios injetados em resinas especiais e em poucos dias as lâminas ultrafinas são cimentadas dente a dente. Tudo com os materiais e profissionais mais experimentados e capacitados para uma modificação completa, transformadora e definitiva do sorriso.

Dúvidas Frequentes

O termo “lente de contato” surgiu em analogia à uma lente de contato ocular, por ser uma lâmina tão fina de porcelana que pode ser comparado a uma lente de contato.
Você pode ser um paciente indicado para o tratamento com facetas de porcelana.
A principal diferença entre lente e faceta está na espessura, laminados cerâmicos com menos de 0,7mm de espessura são considerados lentes, e normalmente o desgaste no dente é mínimo, quase inexistente. Laminados com mais de 0,7mm de espessura já consideramos facetas.
A durabilidade depende de muitos fatores: técnica aprimorada de um especialista em prótese dentária, um técnico em prótese capacitado e com experiência neste tipo de trabalho; além de cuidados básicos por parte do paciente. A longo prazo funcionará como o próprio dente natural e por isso fatores como boa higiene, e controle de traumas como bruxismo devem ser observados. Para aumento da longevidade do trabalho o correto é fazer uma manutenção periódica e dessa forma as lentes podem chegar a não necessitar de nenhuma troca.
Não. As cerâmicas em geral têm uma ótima estabilidade de cor.
Sim, em geral problemas oclusais severos ou clínicos como cárie, gengivite, etc… Todos devem ser tratados antes da colocação das lentes.
Se não houver necessidade de outros tratamentos prévios, em torno de duas semanas, desde de o projeto (planejamento) até a cimentação.
Depende, pacientes mais sensíveis é sempre necessário para dar mais conforto, mas não maioria dos casos não há necessidade.
Micros desgastes são necessários, praticamente uma “asperização” dos dentes.
Cuidados básicos: escovação, uso diário do fio dental e visitas periódicas ao dentista. Para pacientes que fazem bruxismo ou apertamento dentário involuntário, é fundamental o uso de placa estabilizadora (placa de bruxismo).
DÚVIDAS? CLIQUE AQUI!