ESPECIALIDADES

Odontopediatria

A odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista se deve às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante.

Odontopediatria

São eles os responsáveis pela higiene não só das crianças que já tem dentes, mas também dos bebês e das gestantes. Aliás, as mães devem procurar esses profissionais ainda durante a gravidez, para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.

O tratamento em crianças também requer cuidado especial. Estes precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire um trauma. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.

Dúvidas frequentes

É essencial que os pais compreendam a importância do conceito da prevenção. Não é bom adiar a consulta de um bebê porque pensam “ele não vai ajudar, ele vai chorar”, pois a odontopediatra está apta a lidar com bebês. O ideal é que a primeira consulta seja feita antes do nascimento dos primeiros dentinhos, para desde então orientar os pais e acompanhar a erupção dos dentes de modo que a criança nunca tenha uma cárie.

A primeira consulta deve ser realizada antes do nascimento dos primeiros dentinhos, ou seja, antes dos seis meses de vida. O ideal seria que a mãe, ainda grávida, fosse ao dentista para que ele a orientasse quanto aos cuidados com saúde bucal de seu bebê, pois os dentes começam a se formar ainda na barriga da mãe.

Em geral, entre o sexto e o oitavo mês de idade, nascem os primeiros dentinhos, que chamamos de incisivos inferiores (dentinhos de baixo). Por volta dos dois anos e meio a 3 anos de idade, todos os 20 dentes de leite que são chamados de decíduos, devem estar presentes na boca. Os dentes permanentes começam a nascer aos 6 ou 7 anos, e por volta dos 13 anos, ocorreu a troca de todos os dentes.

Deve-se iniciar a higienização buço-dentária do bebê com gaze, tecido macio umidecido ou dedeiras de borracha ou silicone, 2 a 3 vezes ao dia. Nessa fase, a mãe já deve estar orientada e preparada para realizar a higienização bucal, não deixando, jamais, a criança dormir com a boquinha suja. A higienização com escova dental deve se iniciar logo após o nascimento do primeiro dentinho.

Os dentes de leite são importantes porque preparam o caminho (guia) para a erupção dos dentes permanentes, eles proporcionam uma mastigação e deglutição adequada dos alimentos e consequente uma melhor digestão.

Um dente de leite comprometido por uma cárie poderá levar a uma infecção, dor, inchaço e comprometer o dente permanente.

DÚVIDAS? CLIQUE AQUI!